PRINCIPAIS AJUDANTES

Clara Barreiros, Artur Costa e Maria Marques

QUEM SOMOS

A marca FOLHA SKIMBOARDS foi criada em 1986 por João Barreiros numa altura em que os desportos de ondas tiveram um grande boom em Portugal com destaque para o Surf.

JOÃO BARREIROS

Nessa altura já era visível nas praias lusitanas vários jovens a deslizarem na maré vazia com pequenas pranchas de madeira como era o caso das praias da Costa da Caparica. Depois de ter participado nos finais dos anos 80 na Nauticampo de Lisboa onde estiveram presentes os representantes de quase todas as marcas de Surf mais conhecidas internacionalmente a Folha Skimboards começou a partir daí a ser mais conhecida pelo público e em particular pelos amantes dos desportos de ondas.

Foi no entanto depois de ter apoiado o 1º campeonato de Skimming de 1989 realizado no Guincho por um clube de Surf da Linha do Estoril e de João Barreiros ter conhecido Miguel Rato (dono de outra marca com o nome de Rato Skimboards) que a nossa marca começou a desenvolver modelos maiores e próprios para ondas. A amizade entre João Barreiros e Miguel Rato (skimer de Oeiras) foi determinante para a evolução da Folha Skimboards e dos seus modelos.

Através dos melhores conhecimentos que Miguel Rato tinha do Skimming de ondas que era praticado nos EUA especialmente na famosa praia de Laguna Beach (Califórnia) a nossa marca pode acompanhar melhor a evolução deste desporto em várias matérias como por exemplo a fabricação das pranchas e dos diversos materiais utilizados pelos fabricantes americanos.

MIGUEL RATO

Em 1991 a Folha Skimboards organizou o seu 1º campeonato na praia de S. Pedro do Estoril que, passados uns anos, se viria a tornar na praia mais famosa e com mais tradição existente em Portugal para a prática deste desporto. Com o surgimento das televisões privadas em 1992 e com a especial divulgação feita pela SIC e pelo seu programa “Portugal Radical”, o Skimming teve um grande crescimento com o número de praticantes a aumentar rapidamente. Miguel Rato começou a trabalhar na fabricação das pranchas e juntamente com João Barreiros criaram o Clube Português de Skimming organizando vários Circuitos Nacionais, Taças de Portugal, Europeus e Internacionais contribuindo assim para a afirmação de Portugal e dos seus melhores atletas no panorama europeu e mundial da modalidade.

Com a ajuda dos diversos elementos que o nosso Team teve ao longo dos anos, com destaque para os skimers Hugo Santos, Lino Curado, José Costa e Pedro Lopes, os modelos das nossas pranchas foram evoluindo até aos dias de hoje sempre com ideias inovadoras em termos da sua fabricação e nas diversas características técnicas disponíveis com intuito de criarmos pranchas próprias para o tipo de praias e de ondas que existem em Portugal e ao gosto dos atletas nacionais.


HUGO SANTOS

Depois de termos colaborado na organização de campeonatos durante quase 10 ano no Surfing Clube de Portugal (na praia de S. Pedro do Estoril) dirigido pelo longboarder João Ferreira, a nossa marca mudou a sua politica de patrocínios e de apoios passando a apostar quase exclusivamente nos atletas mais jovens e na sua formação, um importante trabalho que inicialmente foi feito pelo nosso atleta Artur Costa.

ARTUR COSTA

Foi com esse intuito que tivémos a iniciativa de criara uma Escola de Skimboard. Foi assim que surgiu a Lufi Skimboard School localizada na Costa da Caparica e dirigida pela nossa ex atleta Kika Freire, que por razões que não interessam revelar, deixou de colaborar com a nossa marca e por isso mesmo deixou gerir o nosso Team. Por decisão da própria, que lamentamos, a nossa marca deixou de poder apoiar essa Escola apesar da larga maioria dos seus alunos terem aulas nessa Escola por nossa indicação. Como  continuamos a entender que o crescimento e o desenvolvimento desta modalidade em Portugal passa pela ajuda na formação de jovens atletas estamos a trabalhar com a colaboração de várias pessoas e por isso apostámos na criação de “Treinos Skimboard” que é  orientada para esses mesmos jovens com a gestão do experiente skimer e instrutor Artur Costa.

KIKA FREIRE

We do not talk we do, we actually make things happen since 1986 !…

Temos por isso orgulho de ser uma marca 100% portuguesa, de termos tido um papel muito importante no desenvolvimento deste desporto no nosso país, de termos uma produção exclusivamente nacional, de termos tido ao longo dos anos uma boa relação com os nossos clientes sejam eles particulares ou lojistas e de não termos uma ideia elitista deste desporto e por isso termos sempre apresentado uma gama muito completa de pranchas desde os modelos para miúdos iniciantes aos modelos de competição para os atletas mais evoluídos. Somos uma marca que se orgulha do seu passado mas que está mais interessada no futuro e na ajuda que poderá continuar a dar para o desenvolvimento deste desporto.

If Skimming is your passion, Folha is your choice !…